Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Desassoreamento de lagos com a presena de camada espessa de argila orgnica de baixa resistncia ao cisalhamento - estudo de casoLago Taboo, municpio de Bragana Paulista, SP


Claudio Luiz Ridente Gomes; Aline Fernandes Heleno; Samuel Barsanelli Costa; Gerson Salviano de Almeida Filho; Zeno Hellmeister Jr.


Resumo:

Tomando como base os estudos geológico-geotécnicos realizados pelo IPT para subsidiar o desassoreamento controlado do Lago Taboão, localizado no município de Bragança Paulista, SP, onde ocorrem argilas orgânicas de Baixa resistência ao cisalhamento sob os taludes de margem. Est artigo apresenta as principais atividades desenvolvidas, estabelece limites seguros de desassoreamento para garantir a estabilidade das margens do lago, indica os cuidados necessários no decorrer do desassoreamento, relata os impactos ambientais decorrentes da ocupação da bacia de contribuição, identifica as fontes de sedimentos e propõe medidas preventivas para conter esses nas áreas de origem. Os resultados obtidos de estabilidades indicaram que o desassoreamento do Lago Taboão deverá ser realizado de forma restrita e controlada.


Referência:
GOMES, Claúdio Luiz Ridente; HELENO, Aline Fernandes; COSTA, Samuel Barsanelli; ALMEIDA FILHO, Gerson Salviano de; HELLMEISTER JR., Zeno. Desassoreamento de lagos com a presença de camada espessa de argila orgânica de baixa resistência ao cisalhamento - estudo de caso: Lago Taboão, município de Bragança Paulista, SP. In: SIMPÓSIO DE PRÁTICA DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 3., 2013, Cuiabá. Anais... Cuiabá: KCM Ed., 2013. 7 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171503.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000