Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Monitoramento sismolgico com as estaes da RSIM / RSBC / SP7 /QQ1 e a sismicidade na regio Sul do Brasil entre 2000 e 2012


Luis Carlos Ribotta; Luiz Diogo Moreira; J. Barbosa; J.V.M. Regina; J.L. Manuzzi; A.M.B. Carvalho


Resumo:

As características da sismicidade no Sul do Brasil obtido com o monitoramento sismológico local com estações do RSIM / RSBC / SP7 / QQ1 entre 2000 e 2012 e os dados históricos são: nos epicentros área continental distribuídos predominante na direção da costa (na borda da Bacia do Paraná!) com a ocorrência de clusters e de magnitude máxima de 3,5 mR, e nos epicentros área marinha distribuídos com uma tendência a ser mais concentrada em direção ao norte e com terremotos de magnitude 5,2 e 5,5 mR predominando magnitudes inferiores a 3,9 Sr. O monitoramento permitiu a detecção de 85 sismos locais e regionais, bem como contribuir para estudos de 24 terremotos distantes. O valor (preliminar) do parâmetro "b" da relação freqüência-magnitude Gutemberg Richter foi de 0,7. Estes dados serão utilizados no desenvolvimento do PSHB-Project Projeto de risco sísmico no Brasil.


Referência:

RIBOTTA, Luis Carlos; MOREIRA, Lucas Diogo; BARBOSA, J.R.; REGINA, J.V.M.; MANUZZI, J.L.; CARVALHO, A.M.B. Monitoramento sismológico com as estações da RSIM/RSBC/SP7/QQ1 e a sismicidae na região Sul do Brasil entre 2000 e 2012. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 13., 2013, Rio de Janeiro. Proceedings… Rio de Janeiro: SBGf, 2013.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000