Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Minimizao de resduos em um processo de manuteno de aeronaves: abordagens seis sigma, lean manufacturing e produo mais limpa


Charles Oliveira Fontes; J.F|. Alves; Teixeira, Cludia Echevengu


Resumo:

A manutenção de aeronaves envolve ações que visam aliar a minimizar o desgaste de peças por meio da atuação preventiva (lubrificação e substituição de filtros, por exemplo) e também da atuação corretiva (substituição de peças), respeitando todos os requisitos de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente. Durante os procedimentos de manutenção uma variedade de resíduos é gerada, tais como peças e diferentes insumos utilizados. Ressalta-se que muitos destes resíduos são perigosos, para os quais a possibilidade de minimização da geração é também, uma oportunidade de redução de custos de destinação. Este artigo apresenta um estudo de caso de uma empresa aérea brasileira em relação à identificação de oportunidades de minimização de resíduos na etapa de manutenção de aeronaves, aplicando as abordagens lean manufacturing, seis sigma e produção mais linda. Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se o mapeamento do processo de manutenção e a identificação das fontes do processo. Além disso, observa-se a integração dos três tipos de abordagens citados que deram suporte ao projeto garantindo a correta priorização das oportunidades identificadas. Observou-se que o emprego das três abordagens em conjunto possibilita uma maior oportunidade de ganho a empresa, visto todas as possibilidades potenciais dentro de um processo foram endereçados. Os resíduos utilizados como insumos dentro do processo de manutenção tais como filtros, produtos químicos, tintas , panos, equipamentos de proteção individual, entre outros, representam um grande potencial de redução com baixo esforço e atendendo a regulamentação do setor. Os resultados demonstram que por meio da integração dessas abordagens é possível obter ganhos de 10% a 15% na redução da geração resíduos sólidos e na redução da periculosidade dos mesmos em caso da geração não evitada. Para o mercado em questão, inúmeras outras oportunidades de redução da geração de resíduos podem ser endereçadas por meio dos três métodos de abordagem, inclusive sugere-se o benchmarking em empresas de outros setores com processos mais maduros em termos de controle de perdas e qualidade.


Referência:
FONTES, Charles Oliveira; ALVES, J.F.; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. Minimização de resíduos em um processo de manutenção de aeronaves: abordagens seis sigma, lean manufacturing e produção mais limpa. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION, 4., 2013, São Paulo. Proceedings... 10 p.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000