Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Ensaio geofsico de GPR aplicado no mapeamento de fundaes


Vicente Luiz Galli; Adalberto Aurlio Azevedo; Lus Gonzaga de Sousa


Resumo:

Nos últimos anos tem-se observado constante desenvolvimento na área de geofísica aplicada aos problemas de engenharia. O georadar, apesar de seu grande potencial, nem sempre tem sido utilizado com êxito no propósito de mapear elementos estruturais, como vigas, lajes e pilares enterrados em construções. No presente trabalho utilizou-se o método geofísico denominado GPR para investigar a subsuperfície de um galpão localizado no IPT onde seria construido um tanque para realização de ensaios geotécnicos. O objetivo foi mapear a fundação e definir a posição de vigas de amarração existentes sob o piso a fim de auxiliar na definição do projeto de construção do tanque bem como na preparação das condições contratuais para licitação dos serviços de demolição do piso. Os dados de GPR foram analisados aplicando-se o conceito de mapa de amplitude e os resultados obtidos indicaram com precisão as condições da fundação e a posição das vigas de amarração que puderam ser confirmadas após a abertura do local de implantação do tanque mostrando a aplicabilidade e o potencial da técnica.

Referência:
GALLI, Vicente Luiz; AZEVEDO, Adalberto Aurélio; SOUSA, Luís Gonzaga de. Ensaio geofísico de GPR aplicado no mapeamento de fundações. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF THE BRAZILIAN GEOPHYSICAL SOCIETY, 13., 2013, Rio de Janeiro. Proceedings... 6 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171720.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000