Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Estudo de alternativas de remediao para fase livre leve no subsolo de uma rea em Osasco, SP


Leandro Gomes de Freitas; Marcela Maciel de Arajo; Nestor Kenji Yoshikawa; Marco Aurlio Zequim Pede


Resumo:

A seleção adequada de tecnologias de remediação para locais com presença de fase livre leve requer uma abordagem racional, envolvendo a caracterização detalhada do meio físico e do comportamento dos contaminantes em questão. No presente trabalho realizou-se uma investigação complementar na área de estudo visando à aplicação do método proposto por API (2003) para a seleção das técnicas de remediação mais adequadas. Os resultados demonstraram grande influência das características do óleo sobre as alternativas de remediação testadas, o que foi comprovado pelas baixas taxas de recuperação constatadas nos ensaios pilotos de campo e nas simulações computacionais realizadas. Estes dados, associados à ausência de risco à saúde humana, indicaram que, para um projeto de remediação mais eficiente e uma melhor alocação de recursos, uma abordagem focada na fração residual seria, tecnicamente, mais adequada. O método utilizado para a tomada de decisão demonstrou-se apropriado para o caso em questão.


Referência:
FEITAS, Leandro Gomes de; ARAÚJO, Marcela Maciel de; YOSHIKAWA, Nestor Kenji; PEDE, Marco Aurélio Zequim. Estudo de alternativas de remediação para fase livre leve no subsolo de uma área em Osasco, SP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBSTERRÂNEA, 3., 2013, São Paulo. Proceedings... 4p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/171765.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000