Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Alguns aspectos sobre os mecanismos de transporte do pesticida HCH no subsolo


Letcia dos Santos Macedo; Giulliana Mondelli


Resumo:

Pesticidas organoclorados foram utilizados em larga escala no mundo para o controle de pragas. O movimento destes poluentes no meio poroso não está condicionado apenas ao fluxo do fluido no subsolo, apesar deste ser responsável por grande parcela do processo. O comportamento dos poluentes é dependente de mecanismos sujeitos aos processos físicos, químicos e biológicos naturais do meio. Estudos geológicos, hidrogeológicos, geotécnicos e geoquímicos são capazes de fornecer subsídios para o mapeamento do fluxo de poluentes, baseados numa investigação geoambiental. Este trabalho apresenta os principais aspectos geoambientais do comportamento do pesticida organoclorado Hexaclorociclohexano (HCH) no subsolo. A adsorção de pesticidas na matéria orgânica do solo é o principal mecanismo que influencia no transporte e extensão das plumas de contaminação, sendo a caracterização geotécnica e geoquímica fundamentais para entender este comportamento. O transporte dos pesticidas organoclorados ocorre principalmente por erosão e escoamento superficial e, às vezes, por dissolução e deposição nas camadas mais profundas e permeáveis do subsolo. A mobilidade dos pesticidas é considerada baixa quando comparada a outros poluentes, no entanto o HCH pode ser considerado móvel, quando comparado aos pesticidas organoclorados, pois apresenta a maior solubilidade e a menor capacidade de adsorção entre eles


Referência:
MACEDO, Letícia dos Santos; MONDELLI, Giulliana. Alguns aspectos sobre os mecanismos de transporte do pesticida HCH no subsolo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBSTERRÂNEA, 3., 2013, São Paulo. Proceedings... 4p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171844.pdf