Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Absoro de gua de concretos dosados a partir do empacotamento de partculas


Alessandra Lorenzetti Castro; Fernanda Giannotti da Silva Ferreira


Resumo:

Em função da elevada agressividade em que as estruturas de concreto armado estão expostas, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas nessa área e a busca por materiais com desempenho mecânico e durabilidade superiores tem sido o alvo dos pesquisadores da tecnologia dos concretos. Para tanto, concretos obtidos a partir da engenharia de microestrutura são necessários. Por serem compósitos constituídos de partículas com granulometria fina e uma baixa relação água/aglomerante, esses materiais apresentam matrizes densas obtidas a partir da otimização do empacotamento dos materiais granulares. Assim, este trabalho busca utilizar os conceitos de empacotamento e dispersão de partículas na elaboração de concretos contendo cimento Portland e subprodutos industriais, analisando-se absorção de água por imersão e por capilaridade. As propriedades do concreto dosado com base nesses conceitos são comparadas àquelas de concreto de alto desempenho, indicando propriedades superiores em termos de durabilidade.


Referência:

CASTRO, Alessandra Lorenzetti; FERREIRA, Fernanda Giannotti da Silva. Absorção de água de concretos dosados a partir do empacotamento de partículas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 55., 2013, Gramado. Anais... São Paulo: IBRACON, 2013. 16 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171963.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000