Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Uso do solo e processos erosivos nas unidades de gerenciamento de recursos hdricos do Estado de So Paulo: algumas consideraes


Almeida, Maria Cristina Jacinto de; Almeida Filho, Gerson Salviano de; Nivaldo Paulon; Cibele Oliveira Lima


Resumo:

Este trabalho apresenta uma breve análise sobre o uso e ocupação do solo e as ocorrências dos processos erosivos em áreas rurais, utilizando-se como unidades de análise as 22 Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (UGRHIs) do Estado de São Paulo. A classificação de uso do solo e os dados dos processos erosivos foram analisados a partir de trabalhos disponíveis e permitiram identificar que os usos com maior abrangência em área no território paulista correspondem às classes de campo/pastagem (UGRHIs Peixe, Aguapeí, Pontal do Paranapanema e São José dos Dourados), matas (UGRHIs Litoral Norte, Baixada Santista e Ribeira Iguape/Litoral Sul) e culturas semi-perenes (UGRHIs Baixo Pardo Grande, Mogi-Guaçu, Sapucaí/Grande e Pardo). Quanto aos processos erosivos, destacam-se as UGRHIs Peixe, Alto Paranapanema, Tietê/Sorocaba, Paraíba do Sul, Mogi-Guaçu, Pontal do Paranapanema e Piracicaba/Capivari/Jundiaí com registro do maior número de ocorrências. Em razão dos impactos decorrentes das alterações impostas pelo uso do solo e da incidência desses processos, metas e ações voltadas à prevenção e controle desses processos estão contempladas nos planos de bacias elaborados para as Unidades Hidrográficas do Estado de São Paulo.


Referência:
ALMEIDA, Maria Cristina Jacinto de; ALMEIDA FILHO, Gerson Salviano de; PAULON, Nivaldo; LIMA, Cibele Oliveira. Uso do solo e processos erosivos nas unidades de gerenciamento de recursos hídricos do Estado de São Paulo: algumas considerações. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 20., 2013, Bento Gonçalves. Atas... Porto Alegre: ABRH, 2013. 7 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171995.pdf


 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000