Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Adaptaes da norma ASTM D 5141 como ferramenta para concepo de cercas-silte


Caio Pompeu Cavalhieri; Andr Luiz Ferreira; Jos Euclides Stipp Paterniani


Resumo:

Cada vez mais comuns em empreendimentos em construção, as cercas-silte são idealizadas para favorecer a remoção de sedimentos em suspensão no runoff formado em áreas com solo exposto. Tendo em vista a importância que as mantas de geotêxtil têm para o adequado funcionamento desse tipo de barreira, a American Society for Testing Materials (ASTM) desenvolveu a norma ASTM D 5141 que contribui para embasar a escolha do geotêxtil mais adequado às particularidades de cada projeto. Com o propósito de melhorar os procedimentos da ASTM D 5141 e torna-los mais comuns em canteiros de obra, este estudo propôs a realização de adaptações pontuais em relação aos procedimentos propostos pela norma em questão. São elas: mudança no formato do reservatório superior do aparato experimental; realização de ensaios sucessivos como forma de reproduzir efeitos significativos observados em situação reais; e, por fim, substituição de análises de sólidos em suspensão por ensaios de turbidez. Entende-se que as propostas apresentadas neste trabalho têm potencial para contribuir de forma significativa para a qualidade de projetos que envolvem o uso de cercas-silte. Ainda assim, é evidente que mais testes mostram-se necessários para que se chegue a um método mais sólido e passível de aplicação de forma ampla em diferentes tipos de empreendimento.


Referência:
CAVALHIERI, Caio Pompeu; FERREIRA, Andre Luiz; PATERNIANI, José Euclides Stipp. Adaptações da norma ASTM D 5141 como ferramenta para concepção de cercas-silte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: ABGE, 2013. CD. 6 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172141.pdf