Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Contribuio da geofsica no estudo de processos erosivos a jusante de barragens: o caso de Porto Primavera


Luiz Antonio Pereira de Souza; Mariucha da Silva; Alessandra Gonalves Siqueira; Adalberto Aurlio Azevedo; Heraldo Duarte


Resumo:

Este artigo apresenta um exemplo de aplicação de métodos geofísicos no estudo de processos sedimentares atuantes a jusante de barragens, tendo como o exemplo o estudo desenvolvido pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo por solicitação da CESP – Companhia Energética do Estado de São Paulo, no rio Paraná, a jusante da barragem de Porto Primavera. Centenas de quilômetros de perfis de batimetria, sonografia e perfilagem sísmica contínua foram executados no trecho entre a barragem e a foz do Rio Paranapanema. A interpretação dos dados obtidos (em andamento) possibilita a caracterização da superfície de fundo com relação à presença de estruturas sedimentares, de bancos de areia, de afloramentos rochosos, bem como a conformação atual dos contornos das margens do rio e das principais ilhas existentes neste trecho do rio Paraná, atestando, quando comparado a dados pré-existentes, a evolução dos processos sedimentares atuantes a partir do estabelecimento da barragem. Por meio dos perfis sísmicos foi possível ainda caracterizar, em alguns trechos, a espessura dos corpos arenosos. O exemplo em foco neste artigo mostra claramente a importância do uso de métodos geofísicos em estudos de alteração de dinâmica fluvial a partir de implantação de barragens, seja pela natureza dos dados obtidos, ou pela abrangência relativa à cobertura dos levantamentos, o que acaba por oferecer uma excelente relação custo-benefício.


Referência:
SOUZA, Luiz Antonio Pereira de; SILVA, Mariucha da; SIQUEIRA, Alessandra Gonçalves; AZEVEDO, Adalberto Aurélio; DUARTE, Heraldo. Contribuição da geofísica no estudo de processos erosivos a jusante de barragens: o caso de Porto Primavera. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: ABGE, 2013. 10p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172140.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000