Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Determinao da condutividade hidrulica de uma rea contaminada no municpio da Grande So Paulo utilizando-se mtodo slug test


Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo; Tnia de Oliveira Braga; Carla Grigoletto Duarte; Caroline Almeida Souza; Maria Lucia Solera; Wellington Gomes dos Santos; Ana Clara Cerminaro; Ana Paula Dibo; Ana Paula Souza Silva


Resumo:

A Região Metropolitana de São Paulo possui inúmeros passivos ambientais, o que pode comprometer a qualidade das águas subterrâneas. Essa situação demanda estudos hidrogeológicos e um dos parâmetros hidrodinâmicos mais importantes para a caracterização dos aquíferos é a condutividade hidráulica, podendo ser obtida por ensaios de permeabilidade do tipo Slug Test, um dos métodos mais utilizados atualmente na investigação de áreas contaminadas. O presente artigo descreve a aplicação desse método, comparando-se aqueles propostos por Hvorslev (1951) e Bouwer & Rice (1976) e utilizando-se o software Aquifer Test Pro (versão 2010.1) para interpretação dos dados obtidos em ensaios de campo nas diferentes camadas hidrogeológicas em uma área contaminada em Santo André-SP. Para isso, foram selecionados 8 poços rasos, de até 7 m de profundidade; e 11 poços mais profundos, de até 25,8 m de profundidade. Dentre os 19 poços ensaiados, realizou-se a repetição em 8 visando obter dados mais representativos. Os resultados foram semelhantes para ambos os métodos e demonstraram que o solo caracterizado por aterro apresentou maior condutividade hidráulica, com média de 4,76E-06 m/s, e o solo residual com a menor condutividade hidráulica, apresentou valor médio de 9,03E-07 m/s.

Referência
:
CARVALHO, Ana Maciel de; FREITAS, Leandro Gomes de; BARBOSA, Alexandre Muselli; ALBUQUERQUE FILHO, José Luiz; MONDELLI, Giulliana. Determinação da condutividade hidráulica de uma área contaminada no município da Grande São Paulo utilizando-se método slug test. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: ABGE, 2013. CD. 

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172074.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000