Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Aplicao do plano municipal de reduo de riscos para o planejamento urbano do Municpio de Santos, SP


Ktia Canil; Eduardo Soares de Macedo; Fabrcio Arajo Mirandola; Alessandra Cristina Corsi; Marcelo Fischer Gramani; Luiz Antonio Gomes; Fabiana Checchinato Silva


Resumo:

Este artigo discute sobre os resultados e a aplicação do Plano Municipal de Redução de Riscos do Município de Santos, SP e sua contribuição para as ações do planejamento urbano. O trabalho foi realizado a partir da reavaliação do mapeamento de áreas de risco no município de Santos, SP, elaborado em 2004 e atualizado em 2012. As atividades foram executadas por meio de investigações geológico-geotécnicas de superfície, visando identificar feições e evidências de instabilidade dos terrenos quanto aos processos de escorregamentos. A partir dessas investigações, as 22 áreas mapeadas foram setorizadas em diferentes graus de risco (R1 – Baixo, R2 – Médio, R3 – Alto e R4 – Muito Alto), e estabelecidas as medidas de intervenção com respectivas estimativas de custos e a prioridade de intervenção. O resultado do Plano Municipal de Redução de Riscos em conjunto com as diretrizes da carta geotécnica do município está incorporado na discussão do plano diretor municipal.


Referência:
CANIL, Kátia; MACEDO, Eduardo Soares de; MIRANDOLA, Fabrício Araújo; CORSI, Alessandra Cristina; GRAMANI, Marcelo Fischer; GOMES, Luiz Antonio; SILVA, Fabiana Checchinato. Aplicação do plano municipal de redução de riscos para o planejamento urbano do município de Santos, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: ABGE, 2013. CD.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000