Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Propostas de alternativas de gesto da gua de chuva no meio urbano a partir de estudo nas cabeceiras do Ribeiro dos Meninos, So Bernardo do Campo


Regina Trindade; Jos Luiz Albuquerque Filho


Resumo:

Este trabalho mostra os resultados de estudo de caso nas cabeceiras do Ribeirão dos Meninos, no município de São Bernardo do Campo, com objetivo de identificar as demandas para armazenamento de água de chuva com as seguintes finalidades: aproveitamento em usos não potáveis, controle da poluição difusa e amortecimento do pico de enchentes, por meio da restauração da vazão de pré desenvolvimento. Propõe-se um roteiro de estudo, que poderá ser reproduzido em outras bacias, desde que seja realizado o devido ajuste com dados físicos das áreas a serem estudadas. A altura de precipitação, ou o run off a ser armazenado representa a parcela mitigável do impacto gerado por impermeabilização do solo, e a parcela possível de captação e armazenamento para aproveitamento em usos não potáveis. Esses valores dependem das características físicas da bacia, do nível de ocupação, e das demandas para utilização da água armazenada. Assim, no estudo de caso, identifica-se a demanda por armazenamento de uma altura de precipitação de 41 mm de chuva, o que corresponde a 80% do run off calculado em 49,95 mm. Estes resultados foram obtidos numa área com 77% de impermeabilização do solo, coeficiente de deflúvio CN = 86, e vazão de restrição do corpo d’água estimada em 13 m3/s. Apresentam-se, também, diversas técnicas para a captação e o armazenamento do volume pluvial precipitado, com propostas de projeto e dimensionamento das estruturas para a escala do lote, conforme a finalidade a que se destinam. Esses dados, obtidos por métodos matemáticos, constituem os parâmetros físicos das ferramentas de gestão, e seu potencial de resultado de mitigação de impactos para a macro bacia. A utilização de tais ferramentas sugere mudanças no paradigma de ocupação urbana, visando uma gestão mais sustentável das águas pluviais, embasada no armazenamento e aproveitamento, no controle do escoamento superficial, e controle da poluição difusa.


Referência:
TRINDADE, Tânia Regina; ALBUQUERQUER FILHO, José Luiz. Propostas de alternativas de gestão da água de chuva no meio urbano a partir de estudo nas cabeceiras do Ribeirão dos Meninos São Bernardo do Campo, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2014, Rio de Janeiro. Anais... CD-ROM.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000