Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

NIAGRISK: gesto de risco de desastres naturais


Denis Bruno Virssimo(CSTI); Marcelo Cristiano Russo; Agostinho Tadashi Ogura; Alessandra Cristina Corsi


Resumo:

O uso da computação como ferramenta de apoio à gestão de riscos tem se intensificado nas últimas décadas. Riscos de desastres naturais são, por natureza, difíceis de medir, avaliar e monitorar, uma vez que dependem da organização, modelagem, aquisição e cruzamento de diversos dados e parâmetros. Neste sentido, a computação aplicada pode fornecer subsídios para que estas atividades sejam executadas, permitindo que técnicos e pesquisadores possam priorizar a realização de estudos e monitoramentos. Sendo assim, este artigo apresenta uma proposta para um software de monitoramento ambiental voltado para a gestão de risco de desastres naturais.


Referência:
VIRÍSSIMO, Denis Bruno; RUSSO, Marcelo Cristiano; OGURA, Agostinho Tadashi; CORSI, Alessandra Cristina. NIAGRISK: gestão de risco de desastres naturais. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS, 5: 2014, Brasília. Anais... 4 p. (Evento ocorrido no 34. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014, Brasília)

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172435.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000