Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Interpretao preliminares de registros ssmicos marinhos na Baa de Todos os Santos, utilizando mtodos de geofsica rasa: Sparker, Boomer e Chirp


Ana Clara Coni e Mello; Jos Maria Landin Dominguez; Lus Antnio Pereira de Souza; Thas Gomes Santana


Resumo:

Neste trabalho nós tentamos quantificar o volume de sedimentos estocados e a geometria do embasamento acústico na entrada da Baía de Todos os Santos (BTS). Este setor da BTS é caracterizado pela presença de sedimentos arenosos de origem marinha. Tentativas anteriores, utilizando um perfilador de subfundo CHIRP, falharam devido a falta de penetração das ondas acústicas. Alcançamos sucesso após a utilização de equipamentos que operam em frequências do boomer e sparker. O embasamento acústico encontrado apresenta uma geometria muito irregular esculpida em rochas sedimentares, de idade cretácea, durante níveis do mar mais baixo. A espessura de sedimentos sobre o embasamento acústico atinge até 70m e inclui vários episódios de deposição e erosão. Este novo conjunto de dados será inestimável para apoiar a tomada de decisão sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica e futuros projetos de alimentação da praia em praias de Salvador.


Referência:
MELLO, Ana Clara Coni e; DOMINGUEZ, José Maria Landim; SOUZA, Luiz Antônio Pereira de; SANTANA, Thaís Gomes. Interpretações preliminares de registros sísmicos marinhos na Baía de Todos os Santos, utilizando métodos de geofísica rasa: Sparker, Boomer e Chiro. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIAS EM ACÚSTICA SUBMARINA, 11., 2014, Rio de Janeiro. Trabalho apresentado... 4 p.