Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Determinao do impacto primrio em reas contaminadas com mtodos de AICS: o caso do hexacloriclohexano


Leandro Gomes de Freitas; Rachel Horta Arduin; Claudia Echevengu Teixeira


Resumo:

O gerenciamento de áreas contaminadas é uma sequência de etapas que tem como objetivo identificar e delimitar a extensão da contaminação, o risco à saúde humana e desenvolver ações de recuperação. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) vem sendo utilizada como estratégia para auxiliar na avaliação dos impactos ambientais associados à contaminação e às técnicas propostas para a reabilitação de áreas contaminadas. Esse trabalho apresenta a aplicação do cálculo de impacto primário associado a uma fonte de contaminação de isômeros de hexaclociclohexano (HCH), os quais fazem parte da composição de um pesticida organoclorado. Foram calculados os potenciais de toxicidade humana e de ecotoxicidade dos isômeros de HCH a partir das respectivas massas e da determinação dos fatores de caracterização utilizando o método EDIP-97. Observou-se que o cálculo do potencial de toxicidade humana é bastante similar ao processo de avaliação de risco à saúde humana. Quanto à categoria ecotoxicidade, a ausência de padronização para a seleção das espécies a serem consideradas, e falta de dados nacionais são os principais limitantes. Destaca-se a importância de se avaliar o impacto primário associado à presença de contaminantes, de modo a subsidiar a tomada de decisão para seleção de alternativas de intervenção em áreas contaminadas.


Referência:
FREITAS, Leandro Gomes de; ARDUIN, Rachel Horta; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. Determinação do impacto primário em áreas contamindas com método de AICV: o caso do hexaclorociclohexano. In: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO PELO CICLO DA VIDA, 4., 2014, São Bernardo do Campo. Anais... 6 p.

Texto na íntegra em PDF, necessário se logar, documento protegido por senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172749.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000