Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Anlise da associao entre caractersticas topogrficas e tipos de ocorrncias de processos erosivos ao longo de linha frrea: estudo de caso: Malha Paulista - All (SP)


Natlia da Costa Souza; Mariana Abrantes Gianotti; Ana Paula Camargo Larocca; Jos Alberto Quintanilha; Gerson Salviano da Almeida Filho


Resumo:

A ocorrência de eventos erosivos acelerados associados à implantação de sistemas de transportes é um dos principais problemas socioambientais enfrentados pelas concessionárias brasileiras. Feições erosivas do tipo linear e laminares são observadas tanto ao longo da plataforma, nos cortes e aterros, como fora dela, em caixas de empréstimo, áreas de jazidas exploradas, junto aos pés de aterros e jusante das obras de transposição. Além da compreensão das interações entre fatores condicionantes dos processos erosivos, é necessário estudar isoladamente cada um dos fatores com bastante detalhe para se compreender como, onde e por que a erosão ocorre. Dentre esses fatores, os atributos topográficos ou características das vertentes estão entre uma série de elementos controladores da distribuição dos processos erosivos. Sua importância para o desenvolvimento desses fenômenos advém do fato da topografia controlar a intensidade e direção dos fluxos hídricos pluviais, que por sua vez são os principais agentes erosivos no meio tropical úmido. Nesse contexto, através do uso de tecnologias geoespaciais e medidas estatísticas de associação nãoparamétrica, este artigo apresenta uma análise da relação entre diferentes tipos de processos erosivos (classificados de acordo com suas características próprias e graus de gravidade) e seus respectivos valores de declividade e hipsometria das vertentes as quais estão localizados. A área de interesse é restrita às análises e registros de processos erosivos diagnosticados no trecho que interliga as cidades de Mairinque (SP) a Botucatu (SP), totalizando um trajeto de aproximadamente 176 km. A comparação dos resultados permitiu avaliar a importância da variável espacial na problemática tratada. A análise dos testes estatísticos não-paramétricos apontou que existe associação estatisticamente significativa entre as variáveis estudadas. Já as técnicas de geoprocessamento e o uso de informação espaciais, apesar de não fornecerem um valor estatístico que permita inferir a associação entre variáveis analisadas, possibilitaram a observação da distribuição espacial dos fenômenos de erosão ao longo do trecho da ferrovia, indicando que tal comportamento não aponta, claramente, associação expressiva entr os tipos de procesos e as caracterísiticas topográficas consideradas.


Referência:
SOUZA, Natália da Costa; GIANOTTI, Mariana Abrantes; LAROCCA, Ana Paula Camargo; QUITANILHA, José Alberto; ALMEIDA FILHO, Gerson Salviano de. Análise da associação entre características topográficas e tipos de ocorrências de processos erosivos ao longo de linha férrea: estudo de caso: Malha Paulista - All (SP). BCG - Boletim de Ciências Geodésicas, v.20, n.4, 2014. (versão on-line)

Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.scielo.br/j/bcg/a/8rFYb8D7XfhvbBBgFbrsmbv/?format=pdf&lang=pt

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000