Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Caracterizao geolgicas e tecnolgicas dos polos cermicos do Estado de So Paulo, Brasil


Marsis Cabral Junior; Luiz Carlos Tanno (DE); Daniel Seabra Nogueira Alves Albarelli


Resumo:

O Estado de São Paulo concentra a produção cerâmica no Brasil, sendo que os grandes destaques são para os produtos de cerâmica vermelha e revestimentos. A partir do reconhecimento da distribuição geográfica da estrutura produtiva atual desses dois setores industriais no território paulista, este trabalho busca estabelecer o contexto geológico das principais fontes de suprimento de matérias-primas, com a definição da tipologia dos depósitos e a caracterização sucinta da composição mineralógica e das propriedades tecnológicas de suas argilas.


Referência:
CABRAL JUNIOR, Marsis; TANNO, Luiz Carlos; ALBARELLI, Daniel Seabra Nogueira Alves. Caracterização geológica e tecnológica dos polos cerâmicos do Estado de São Paulo. Comunicações Geológicas, v.101, n. Especial 2, p.757-760, 2014 (Trabalho apresentado no Congresso Nacional de Geologia, 9., Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, 2., Porto, 2014).

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172997.pdf