Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Espcies vegetais com potencial ornamental para utilizao em wetlands construdos


Ana Carolina Cunha Norte; Luciano Zanella; Wolney Castilho Alves


Resumo:
A característica fundamental dos sistemas de wetlands construídos é a presença de vegetação como agente ativo do tratamento. As principais características que levam à escolha de uma espécie vegetal são sua tolerância às condições de saturação do substrato e a resistência ao clima do local onde será instalada. A ótima adaptação e a grande difusão geográfica de algumas espécies, como Phragmites spp e Typha spp, tem as tornado grandes favoritas para aplicação nesta configuração tecnológica. Considerando-se que um projeto de wetland construído tem potencial de aplicação em áreas que apresentem trânsito de pessoas é possível utilizar tais sistemas para agregação de valor paisagístico somado ao tratamento dos efluentes locais para tanto pode-se explorar a rica biodiversidade brasileira e o grande número de espécies vegetais com características ornamentais, nativas ou já introduzidas em território nacional que tenham potencial de uso em sistemas de wetlands construídos. Com base na literatura encontrada e entrevista com consultorias ambientais, foi elaborada, embora sem ter a pretensão de exaurir todas as possibilidades, uma lista de plantas consideradas ornamentais para proposição de seu uso em sistemas wetlands construídos no Estado de São Paulo e demais regiões de clima semelhante. Diversas plantas não possuem ainda estudo específico de sua capacidade de despoluição dos efluentes, sendo recomendada tal avaliação antes de sua incorporação em algum projeto.

Referência:
NORTE, Ana Carolina Cunha; ZANELLA, Luciano; ALVES, Wolney Castilho. Espécies vegetais com potencial ornamental para utilização em wetlands construídos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE WETLANDS CONSTRUÍDOS, 2., 2015, Curitiba. Anais... 10 p.


Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173108.pdf

 
Mais sobre esta unidade
 
Contatos
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000