Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Utilizao de wetlands construdas no tratamento de poluio difusa em parques


Ana Carolina Cunha Norte; Luciano Zanella; Wolney Castilho Alves


Resumo:

A crescente preocupação mundial com o tratamento da poluição difusa tem apontado para os sistemas de wetlands construídos como uma tecnologia de interesse especialmente como a última barreira de proteção dos corpos d’água. Apesar das grandes áreas usualmente exigidas para sua implantação, o aspecto natural ou ornamental proporcionado pela vegetação que é parte integrante do sistema tem fomentado sua utilização junto a áreas verdes públicas, em especial parques abertos à visitação. Encontram-se na literatura alguns casos de sucesso nesta linha de aplicação como o Brick Pond Park nos Estados Unidos, o Tolka Valley Park na Irlanda e o Oaklands Park Wetlands na Austrália que serviram de inspiração para a proposição conceitual de um sistema de wetlands construídos para tratar as águas de poluição difusa e de um córrego poluído que adentra á área do futuro Parque Tizo, localizado na divisa das cidades de São Paulo, Osasco e Cotia, no Estado de São Paulo.


Referência:
NORTE, Ana Carolina Cunha; ZANELLA, Luciano; ALVES, Wolney Castilho. Utilização de wetlands construídos no tratamento de poluição difusa em parques. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE WETLANDS CONSTRUÍDOS, 2., 2015, Curitiba. Anais... 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173107.pdf