Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Unidades de Negócios   >   Livros

Inspees e viadutos e as principais anomalias observadas (captulo de livro)


Ciro Jos Ribeiro Villela Araujo; Jos Thephilo Leme de Moraes; Ivanisio de Lima Oliveira


Resumo:

As pontes e viadutos, denominadas no meio técnico como Obras de Arte Especiais, são obras de engenharia de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Essas obras estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, a desgastes naturais e a carregamentos acidentais durante sua vida útil. Devido a isso, é importante uma gestão de atividades de inspeção e manutenção nas estruturas para promover a sua adequada conservação. Nas inspeções é feito o levantamento das anomalias existentes nas suas partes estruturais e indicados os tratamentos a serem realizadas para a sua manutenção. Diante da importância da gestão das atividades de inspeção, buscou-se neste trabalho apresentar um panorama geral das anomalias mais comuns observadas nos trabalhos de inspeção dos componentes estruturais de pontes e viadutos.



Referência:

ARAUJO, Ciro José Ribeiro Villela. MORAES, José Theóphilo Leme de; OLIVEIRA, Ivanisio de Lima. Inspeções e viadutos e as principais anomalias observadas. In: MARINHO, Jefferson Luiz Alves; COELHO, Francisco Carvalho de Arruda. Manifestações patológicas e reabilitações de estruturas; contribuições relevantes para a melhoria da qualidade e durabilidade das estruturas. Curitiba: Ed. Íthala, 2018. p.99-116.

Referência:
ARAUJO, Ciro José Ribeiro Villela MORAES, José Theophilo Leme de; OLIVEIRA, Ivanisio de Lima. Inspeção em pontes e viadutos e as principais anomalias observadas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PATOLOGIA E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS, 13., 2017, Cariri. Anais... 16 p.

 
Mais sobre esta unidade
 
Contato
  • Central de Relacionamento com o Cliente
  • ipt@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4000